18/04/2024
Sem categoria

Sexta tem 2º Norte/Nordeste de Sinuca

Lourival Bogéa e  Flávio

Começou a contagem regressiva para o 2º Campeonato Norte/Nordeste de Sinuca, que será aberto na próxima sexta-feira (19) e vai até o domingo (21), no Salão Principal da AABB-São Luís (Avenida dos Holandeses, Calhau). Pela segunda vez, São Luís vai sediar mais um grande campeonato regional. Neste ano, 130 atletas federados disputarão, em partidas de altíssimo padrão e jogadas emocionantes, a premiação total de R$ 30 mil reais.


            Com supervisão da Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca (CBBS) e realização da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS), Natal Snooker e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-São Luís) o 2º Campeonato Norte/Nordeste de Sinuca tem patrocínio do Grupo Mateus (Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Maranhão – Sedel/Sefaz) e apoio do Jornal Pequeno, Vereador Astro de Ogum (PMN), Franere e Óticas Diniz.


            O Maranhão terá a maior delegação da competição, com 30 atletas, seguidos da Federação de Bilhar e Sinuca da Bahia, com 20 atletas. Em média, mais de 15 atletas as Federações de Bilhar e Sinuca da Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco também estarão competindo em São Luís. A campeã brasileira e paulista de sinuca, a atleta Silvia Taiolli vai coordenar a arbitragem oficial do campeonato e arbitrará a grande decisão.

Desde 2010 a organização e a competitividade da sinuca profissional do Maranhão vêm evoluindo forte e sendo referência nacional pela seriedade, competência e altíssimo padrão em organização e realização de grandes eventos interestaduais e nacionais. Para o presidente da FMBS, Lourival Bogéa, o Maranhão hoje é um dos estados brasileiros que mais garantiu avanços à sinuca nacional. A sinuca profissional ganhou novo conceito esportivo.

            “Em cinco anos, São Luís sediou Campeonatos Brasileiros, Copa Brasil, Torneios Maranhão/Piauí e o Campeonato Norte/Nordeste, que neste mês de junho teremos a sua segunda edição. Estamos no caminho certo”, disse Bogéa. Antes vista como esporte de boêmios e apostadores profissionais, a sinuca brasileira agora é esporte profissional nacional e internacional, reconhecido e com organização igual às outras federações desportivas.

            Uma das metas da organização internacional é levar a Sinuca para ser reconhecido como esporte olímpico. “A sinuca profissional movimenta o turismo esportivo e de eventos em todo o Brasil. No Meio-Norte e Nordeste brasileiro já temos calendário de torneios. Teremos mais um grande campeonato no Maranhão”, disse Bogéa. A solenidade de premiação será no domingo (21) de junho, às 17h, no Salão de Eventos da AABB-São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.