A soprano lírico Camila Titiger, de São Paulo (SP) foi a grande vencedora do 14º Festival Brasileiro de Canto Lírico no Maranhão (Maracanto), realizado neste mês, no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís (MA), pela Universidade Federal do Maranhão, via Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão. O gerente geral da Agência São Luís/Centro, do Banco da Amazônia, Ademar Gomes Lopes, empresa patrocinadora do Maracanto 2011, fez a entrega da premiação oficial a soprano Camila Titiger.
Em segundo lugar, o júri técnico escolheu a soprano coloratura Tatiana Figueiredo, de L’Aquila, na Itália, que recebeu o Troféu Maracanto entregue pelo coordenador geral do festival e diretor do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA/Proex, Prof. Dr. Alberto Pedrosa Dantas Filho.
A terceira colocada foi a soprano paulistana Krista McClellan, que recebeu o Troféu Maracanto 2011 – idealizado e produzido pela artista plástica Marlene Barros – das mãos do presidente da Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de São Luís, Euclides Barbosa Moreira Neto. O Júri do 14º Festival Maracanto, formado por Denise Tavares, de Brasília-DF, Maude Salazar, de São Paulo-SP, Leonardo Neiva, de São Paulo-SP, Maria Verónica Pascucci, de São Luís-MA e Ciro de Castro, de São Luís-MA, aos 22 de setembro de 2011, concedeu ainda duas menções honrosas.
O coordenador do Festival, Alberto Dantas, informou que “o júri outorgou a menção honrosa de Melhor Canção para Krista Mcclellan (São Paulo/SP), pelo Lied “Breit über mein Haupt”, de Richard Strauss”. Dantas destacou ainda que a Menção Honrosa para Melhor Interpretação Cênica “foi destinada a Tatiana Figueiredo, de L’Aquila, na Itália”. A final do Maracanto 2011 foi disputada por sete cantores e cantoras líricas. “Tivemos uma das mais belas finais do Maracanto, altamente competitiva”, disse Dantas