20/05/2024

STJD acata recurso do Moto e semifinais entre MAC e Tuntum são anuladas

Em julgamento realizado nesta quinta-feira, 18, no Rio de Janeiro, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) decidiu punir a equipe do Tuntum, com a perda de seis pontos, por ter colocado para jogar o atleta Wadson de forma irregular.

Com essa decisão, muda tudo no Campeonato Maranhense, já que o primeiro jogo da final entre Sampaio e MAC, disputado terça-feira, 16, no Castelão, foi anulado.

Dessa forma, a FMF (Federação Maranhense de Futebol) terá que anular as partidas entre MAC e Tuntum, pelas semifinais do Estadual e marcar a nova disputa da semifinal entre Maranhão e Moto.

O rubro-negro terminou a 1ª fase em 5º lugar, com 17 pontos, dois pontos a menos do Tuntum, que fechou o G4. No entanto, o Papão entrou com recurso contra o time tuntuense pela colocação do jogador irregularmente.

Wadson foi punido pela comissão disciplinar do TJD-MA (Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão) com a suspensão de 4 jogos, num julgamento realizado numa sexta-feira, mas, no dia seguinte (sábado), atuou na vitória sobre o MAC (2×0).

O Moto recorreu, mas perdeu na comissão disciplinar porque os auditores concordaram com a tese de que a punição do atleta deveria começar a ser cumprida no primeiro dia útil (2ª feira), ou seja, depois do jogo contra o MAC.

O Moto recorreu da decisão da CD alegando que a punição tem efeito imediato; ou seja, o atleta não poderia atuar contra o MAC e que já teria até uma jurisprudência no STJD sobre esse caso. Porém, o pleno do TJD-MA nem julgou o mérito; apenas a tese do Tuntum, que alegou não ter sido citado ou intimado oficialmente pelo Tribunal, é que quem recebeu a comunicação do TJD-MA (Fernando) não faria mais parte do clube.

O Moto não desistiu e provou que estava certo.