22/05/2024

Terceira noite de celebração do Maranhão de Reencontros 2023:

A terceira noite do projeto Maranhão de Reencontros 2023 agitou a Concha Acústica Reynaldo Faray, neste domingo (21), em São Luís. Com uma programação diversificada e voltada para toda a família, o evento promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), vem encantando os maranhenses e turistas com apresentações artísticas, culinária típica e atrações culturais todos os domingos do mês de maio, como parte das prévias para o tão aguardado São João do Maranhão 2023.

A Quadrilha Fogueira Viva deu início à noite de entretenimento, enchendo o local de animação e cores vibrantes. Em seguida, subiram ao palco a Cia Encantar, que encantou a plateia com sua performance teatral, e a Comédia Pão Com Ovo, que arrancou risadas do público presente. O encerramento ficou por conta dos tradicionais grupos de bumba meu boi, com o Bumba Meu Boi de Axixá (sotaque de orquestra) e o Bumba Meu Boi de Maracanã (sotaque de matraca), que trouxeram toda a magia e energia das manifestações culturais maranhenses.

Até o dia 28 de maio, o projeto Maranhão de Reencontros continuará levando à Concha Acústica Reynaldo Faray diversas expressões artísticas e culturais do estado. Com acesso gratuito, as apresentações têm início sempre às 18h, proporcionando momentos de lazer e diversão para toda a população.

Yuri Arruda, secretário de Estado da Cultura (Secma), destacou a importância do projeto e convidou a todos para participarem: “Estamos no terceiro domingo deste lindo projeto aqui na Concha Acústica, Maranhão de Reencontros, iniciado no ano passado pelo nosso governador Carlos Brandão. Como vocês podem ver, é um grande sucesso, tem muitas famílias aproveitando para curtir o final de domingo com muita alegria, cultura e lazer. Ainda em mais um fim de semana, desde já, convido a todos para participarem. Estamos perto de iniciar o maior São João do Mundo, faltam menos de 10 dias”.

A secretária de Estado de Turismo (Setur), Socorro Araújo, ressalta que além de resgatar a cultura e promover momentos de alegria, o Maranhão de Reencontros tem contribuído para a geração de renda e fortalecimento da economia local.

“O Maranhão de Reencontros é o Maranhão da alegria, da beleza, do chamamento para turistas voltarem para ver a festa junina, do chamamento da comunidade em geral para começar a se encantar com a nossa festa. E o que é mais importante, a geração de renda, nós temos muitos pequenos comerciantes que estão aqui vendendo seus lanches e brinquedos para as crianças. É o que o governador defende, a melhoria da qualidade de vida da sociedade gerando negócio e fazendo com que todo mundo ganhe nesse grande movimento”, pontuou a secretária de Estado de Turismo (Setur), Socorro Araújo.

Mais Renda e acessibilidade

O Maranhão de Reencontros, realizado na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen, oferece diversas comodidades e serviços aos participantes. Um telão em alta resolução transmite a programação completa ao vivo, permitindo que o público acompanhe as apresentações também pelas redes sociais da Secma.

O evento disponibiliza um espaço de acessibilidade para pessoas com deficiência, incluindo intérpretes de Libras durante todas as atividades. Além disso, todos os eventos promovidos pela Secma visam gerar emprego e renda, fortalecendo a economia local. Na área de alimentação, uma tenda específica oferece produtos do programa Mais Renda.

O evento também conta com um posto itinerante da Polícia Civil do Estado do Maranhão, que estará presente para atender à população e combater a violência contra as mulheres. A Secretaria de Estado do Turismo disponibiliza uma unidade móvel do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) em todas as edições do projeto, oferecendo suporte aos visitantes.