Grupo Fribal investe na capacitação de seus funcionários para aprimorar a experiência do consumidor
No dinâmico cenário do varejo, onde a experiência do cliente se tornou um dos principais diferenciais competitivos, investir na capacitação das equipes é essencial para garantir um atendimento de excelência. Redes varejistas que promovem treinamentos contínuos para seus funcionários colhem benefícios que vão além do aperfeiçoamento técnico: Há um impacto direto no melhor engajamento das equipes, maior motivação dos colaboradores e, consequentemente, na maior satisfação do consumidor.
Um bom exemplo vem do Grupo Fribal, que recentemente promoveu um treinamento voltado para suas equipes da Fribal e do Empório Fribal. Ministrado pelo especialista em varejo supermercadista Frederico (Fred) Gorgulho, o encontro focou em habilidades de liderança e atendimento ao cliente, reforçando a importância da conexão entre o time de vendas, o propósito da empresa e os consumidores. Publicitário, pós-graduado em Marketing Estratégico e autor de diversos livros sobre o varejo supermercadista, Gorgulho trouxe para São Luís sua expertise de mais de 20 anos de mercado, para aprimorar a experiência oferecida pelos colaboradores da Fribal.
Segundo ele, as coisas mais importantes para uma operação de sucesso varejista são os 2Ps: Pessoas e Processos. São nesses dois quesitos que todos os esforços devem ser concentrados. Mas segundo o especialista, é no quesito Pessoas que se concentra o maior desafio de toda a aoperação varejista, independente do segmento. Da contratação das pessoas certas ao desenvolvimento interno de cada colaborador, é uma jornada que precisa de muito planejamento, investimento e estratégia.
Engajamento e Atendimento de Alto Nível dos Especialistas Fribal
Para o varejo, atendimento não é apenas uma transação comercial, mas uma oportunidade de criar vínculos e fidelizar clientes. Empresas que investem em capacitação contínua percebem um impacto positivo não só nas vendas, mas na satisfação e retenção de clientes.
“O grande desafio é melhorar a experiência de compra do cliente de forma continuada e isso sempre passa pelo treinamento interno, visando a capacitação e o engajamento das equipes envolvidas, para que elas trabalhem com um propósito claro e bem definido.” compeletou o consultor.
A consultora interna de varejo do Grupo Fribal Maria Eduarda Agápito Fernandes, ressalta que esse treinamento com Fred Gorgulho integra um projeto maior que é a Academia de Líderes, um programa de formação continuada de 8 Módulos, de todas as lideranças do Empório Fribal e Fribal; de gerentes a líderes operacionais. Ao investir no treinamento de suas equipes, o Grupo Fribal dá mais um passo importante na consolidação de sua reputação como referência no varejo maranhense.