19/04/2025

Turma do Quinto se prepara para homenagear Godão e Bulcão

Cantando o enredo “A Turma do Quinto na Peleja e Folia dos Seus Poetas de Estrelas e Luas”, a maior vencedora do carnaval de passarela de São Luís fará uma homenagem a Luís Bucão e José Pereira Godão, fundadores da Companhia Barrica.

SÃO LUÍS – A Escola de Samba Turma do Quinto vai levar à Passarela Chico Coimbra um enredo que expressa a mais pura essência da Madre Deus, um dos bairros mais boêmios de São Luís e berço de artistas da cultura popular do Maranhão.

Cantando o enredo “A Turma do Quinto na Peleja e Folia dos Seus Poetas de Estrelas e Luas”, a maior vencedora do carnaval de passarela de São Luís fará uma homenagem a Luís Bucão e José Pereira Godão, fundadores da Companhia Barrica, que também fica na Madre Deus.

Todo esse envolvimento da comunidade vem sendo notado nos ensaios de rua que a Turma do Quinto realiza nas semanas que antecedem Ao desfile de Passarela.

História

A Turma do Quinto foi nasceu no dia 25 de dezembro de 1940 como um bloco carnavalesco. Fruto de uma aposta entre sambistas do bairro Madre Deus, o desafio era organizar uma brincadeira carnavalesca com alegorias e fantasias para desfilar pelas ruas do bairro.

O nome veio em homenagem ao 5º Batalhão Naval, sediado no Maranhão. No primeiro desfile, contou com a participação de 25 fundadores, conhecidos como os “imortais idealizadores”.

A mudança veio em 1981, quando a Turma do Quinto foi oficialmente registrada como Sociedade Recreativa e Cultural Escola de Samba Turma do Quinto. Ao longo de sua história, conquistou admiradores e reuniu pessoas dedicadas à escola, que são lembradas até hoje com respeito e gratidão.