21/05/2024
Sem categoria

“VIAGENS DO DIVINO” É O TÍTULO DA CONFERÊNCIA QUE ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 21 DE JULHO NO AUDITÓRIO DO MUSEU HISTÓRICO DO MARANHÃO

CONFERENCISTA: JOÃO LEAL, PROFESSOR DOUTOR EM ANTROPOLOGIA E ESPECIALISTA EM FESTA DO DIVINO. UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA/PORTUGAL.

DIA: 21 DE JULHO (QUINTA-FEIRA) ÀS 17:30 HORAS

LOCAL: AUDITÓRIO DO MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO MARANHÃO, RUA DO SOL-CENTRO.

PROMOÇÃO: COMISSÃO MARANHENSE DE FOLCLORE COM APOIO DO MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO MARANHÃO

VIAGENS DO DIVINO – esta conferência tem como foco as “viagens” das Festas do Divino, desde Portugal e os Açores, onde têm a sua origem, e se continuam a realizar, até hoje, no Brasil e América do Norte (EUA e Canadá). Serão destacadas as continuidades e transformações que caracterizam estas deslocações das Festas ao longo do espaço e do tempo em que “o nome da Festa é o mesmo mas o ritual é diferente”.

João Leal – antropólogo e Professor da Universidade Nova de Lisboa, Portugal – está pesquisando sobre as Festas do Divino, em São Luis, na Casa das Minas (observou durante a festa em maio/junho) e no Terreiro de Dona Elzita, Coheb-Sacavém, que realiza a Festa neste mês de julho, em homenagem à Senhora Santana.

Participe! É uma grande oportunidade de saber mais sobre os elementos que diferenciam as Festas do Divino realizadas em Portugal, Brasil e América do Norte.

Fone do Prof. João Leal: 8219-7797

Roza Santos: 3236-3559 / 8843-6333

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.