14/04/2024

Viradouro é a campeã do carnaval 2024 e conquista o 3º título da história com enredo sobre serpente mítica

Unidos do Viradouro é a grande campeã do carnaval 2024 do Rio de Janeiro! A Vermelha e Branca de Niterói mostrou as serpentes que são objeto de culto na tradição africana. Em “Arroboboi, Dangbé”, o enredo pedia proteção à grande cobra mítica dos jejes. Para diversos sistemas de crenças, como o da nação jeje, o réptil tem poderes de regeneração, vida, transformação e recomeço.

A Viradouro, a última das 12 escolas a desfilar, já na manhã de terça-feira (13), também detalhou as crenças voduns de povos africanos e na força das mulheres da Costa da Mina, uma poderosa irmandade de guerreiras.

Gabaritou os quesitos

A agremiação do Barreto liderou a apuração de ponta a ponta e, nas notas válidas, gabaritou os quesitos. Terminou com 270 pontos, ou 100% de aproveitamento. A vice, a Imperatriz Leopoldinenseficou 7 décimos atrás, com 269,3.

Só houve 3 notas diferentes de 10, todas descartadas: 9,9 em alegorias, 9,9 em mestre-sala e porta-bandeira e 9,9 em enredo.

Acadêmicos do Grande Rio ficou colada na Viradouro e dividiu a 1ª colocação até metade da apuração, quando começou a perder décimos em sequência.

Julinho Nascimento e Rute Alves, 1º casal da Viradouro — Foto: Alex Ferro/Riotur

Retornam no Sábado das Campeãs, nessa ordem:

  1. Unidos de Vila Isabel (6º lugar)
  2. Portela (5º lugar)
  3. Acadêmicos do Salgueiro (4º lugar)
  4. Acadêmicos do Grande Rio (3º lugar)
  5. Imperatriz Leopoldinense (vice)
  6. Unidos do Viradouro (campeã)