13/06/2024
Sem categoria

Cartunista Wilson Caju vai expor na Europa



Trabalhos do maranhense Caju serão apresentados na Itália, Espanha e Alemanha durante o mês de setembro

O  cartunista Caju mostrará seu trabalho na Europa, onde fará a exposição “Arte para qualquer parte”. A mostra comemora os 20 anos de carreira do cartunista e será montada na Itália, Espanha e Alemanha. São 20 trabalhos divididos entre cartuns, charges e abstrato que remetem a temas como cultura, esporte, entre outros.
Caju explica que a seleção dos trabalhos foi feita por ele mesmo e que usou como critério a representatividade de cada um. Sobre o roteiro da exposição, ele conta que foi convidado pela associação cultural italiana VenBrasil, que convida artistas de países da América Latina para exporem suas produções na Europa.

A primeira cidade a receber os trabalhos do maranhense será Padova, na Itália. Depois a mostra seguirá para Sevilha e Madri, na Espanha e por fim, será apresentada em Colônia, na Alemanha. O encerramento será em Milão, na Itália. O percurso começa hoje. “Para fazer a exposição contei com recursos próprios e com a colaboração de alguns amigos, que ajudaram por conhecerem o meu trabalho. A VenBrasil vai fazer a sua parte proporcionando acomodação etc, mas as passagens são por minha conta”, diz Caju.
Trajetória – Wilson de Oliveira Costa Dias, o Caju, é natural de São Mateus, Maranhão. Radicou-se em São Luís desde 1997, é graduado em Comunicação pela Universidade Federal do Maranhão, com especialização em desenho artístico. Com passagens por diversos meios de comunicação de São Luís e também de Teresina (PI), trabalhou ainda em agências publicitárias. “Já realizei várias exposições e participei de salões de humor nacional e internacional, na categoria cartum, charge e caricatura”.
São Carlos (SP), Santa Maria (RS), Brasília (DF) e Milão, na Itália (em 2007) foram as cidades nas quais o cartunista já expôs. Tem pronto o livro “O Humor Gráfico no Maranhão”, resultado de sua conclusão de curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.