O maranhense Natanael Vieira, natural de Anajatuba e residente em Itapecuru Mirim, embarca em uma experiência acadêmica internacional que promete ampliar a presença da literatura brasileira em Portugal. Mestre em Letras pela UEMA, Natanael foi selecionado em edital de cooperação entre a universidade e a FAPEMA e passará três meses na Universidade Aberta de Portugal (UAb), em Coimbra.
Durante a estadia, ele desenvolverá um projeto sobre a escritora Carolina Maria de Jesus e sua obra Quarto de Despejo, analisando como sua literatura de resistência é recebida e reinterpretada em contextos lusófonos. Paralelamente, Natanael cursará a disciplina Estudos Comparados, ampliando suas perspectivas sobre literatura, cultura e identidade nos países de língua portuguesa.
Poeta e membro de diversas academias de letras, ele está finalizando seu quarto livro, Antes que o poema acabe, e atua também como professor, pesquisador de Literatura Negra e Afro-Brasileira, e editor-chefe da Edições Literattus, voltada a incentivar novos escritores.
“Representar o Maranhão e o Brasil em uma instituição portuguesa é levar a força da literatura de Carolina Maria de Jesus a outros territórios e mostrar que a pesquisa acadêmica pode transformar e promover diálogo entre culturas”, afirma Natanael.
Durante a experiência, ele pretende fortalecer pontes culturais entre Brasil e Portugal, reafirmando o poder da palavra como instrumento de resistência, ensino e transformação.

