28/05/2024

Prefeitura celebra o Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus Brincantes

A Lei Municipal nº. 4.349, de 21 de junho de 2004, institui o dia 06 de setembro como o dia Municipal do Tambor de Crioula e seus brincantes, e para celebrar esse importante dia, a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH) e da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), preparou um dia especial para a comemoração da data na próxima terça-feira.

A celebração acontecerá em dois momentos. O primeiro será com um seminário, rodas de conversa e apresentação de filmes temáticos, que acontecerá na Casa do Tambor de Crioula, dia 06 de setembro, das 09h às 18h. Já a segunda parte das comemorações se dará com uma comemoração, iniciando por um cortejo, a partir das 18h, que sairá da frente da Casa do Tambor de Crioula, percorrendo as ruas do Centro Histórico até a frente da Prefeitura de São Luís, onde acontecerão homenagens, falas institucionais e rodas de Tambor de Crioula com mais de 45 grupos.

O Tambor de Crioula do Maranhão recebeu a titulação de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 20 de novembro de 2007, e teve seu título revalidado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, durante a 97ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em 2021.

Esse importante bem cultural é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito. Dela, participam as coreiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo canto das toadas evocadas por coreiros que desempenham o papel de tocadores e cantadores. A punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite entre uma coreira e outra – é um dos principais momentos da dança.

O evento contará com a participação do Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, da Vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, da Presidente da FUMPH, Kátia Bogéa, do Secretário Municipal de Cultura, Marco Duailibe, além de diversos convidados e mais de 45 grupos de Tambor de Crioula, e tem o apoio da Casa do Tambor de Crioula, do Conselho Cultural do Tambor de Crioula do Maranhão, da UNITAS, do Centro Cultural Estrela do Divino, da Federação do Tambor de Crioula do Maranhão e do Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula.

 Serviço

Comemoração do Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus brincantes

Data: 06 de setembro de 2022

Horário: das 09h00 às 22h00

Local: Casa do Tambor de Crioula – Rua da Estrela, 308-282 e Palácio La Ravardière, Sede da Prefeitura de São Luís, Avenida Pedro II, Centro.

Realização: Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio (FUMPH) e Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), com apoio da Casa do Tambor de Crioula, do Conselho Cultural do Tambor de Crioula do Maranhão, da UNITAS, do Centro Cultural Estrela do Divino, da Federação do Tambor de Crioula do Maranhão e do Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.