21/04/2024

Show de sabor maranhense na Semana de Gastronomia Regional   

Rio de Janeiro – Huuummm, que delícia! Essa foi a expressão mais ouvida na aula-show, após a degustação dos pratos produzidos pelos chefs e Instrutores do Restaurante-Escola do Senac Maranhão, que aconteceu na noite de ontem, dia 10, no Rio de Janeiro.

A aula teve como expectadores Chefs de cozinha, instrutores e aulos do Senac do RJ, que aprenderam sobre a história, hábitos culinários e de cultivo de ingredientes regionais utilizados habitualmente na cozinha maranhense.

Entre os protagonistas da noite tivemos como destaque os subprodutos derivados do coco babaçu, como a farinha de mesocarpo, o azeite, óleo e a amêndoa; além do cheiro verde, da pimenta de cheiro, da pescada amarela e do sururu, que surpreenderam o paladar de todos, principalmente daqueles que já conheciam alguns destes ingredientes.

“Nossos temperos e principalmente o coco babaçu tem o sabor extremamente marcante, o que causa estranhamento para algumas pessoas afastando-as de viver a experiência da nossa gastronomia. O que buscamos trazer para cá foi a suavização desses sabores para que tivesse uma maior aceitação”, disse o Chef de cozinha e Instrutor Samuel Mendes, que assinou a autoria da peixada maranhense com azeite de coco babaçu.

A versatilidade da farinha de mesocarpo de babaçu também surpreendeu o público participante, por ser uma massa de sabor neutro, com alto teor nutritivo podendo substituir a farinha de trigo nas preparações ou se misturar a ela para aumentar o valor nutricional do alimento.

A equipe do Maranhão apresentou o mesocarpo produzindo um cookie com gotas de chocolate, receita fácil que pode ser replicada em casa com as crianças, por exemplo. Durante a apresentação os ouvintes receberam 200 gramas do produto como brinde. A Chef de Cozinha Naiana Vieira comentou que encontrou, no Rio de Janeiro, o mesocarpo em casas especializadas em produtos naturais.

A noite finalizou com sorteio de brindes entre os presentes. Garrafas de azeite e óleo,  kits de cosméticos em barra, desenvolvidos a base de babaçu; aventais dentro da temática foram alguns dos mimos elaborados pelo Senac Maranhão para deixar a experiência inesquecível.