Rio de Janeiro – Huuummm, que delícia! Essa foi a expressão mais ouvida na aula-show, após a degustação dos pratos produzidos pelos chefs e Instrutores do Restaurante-Escola do Senac Maranhão, que aconteceu na noite de ontem, dia 10, no Rio de Janeiro.
Entre os protagonistas da noite tivemos como destaque os subprodutos derivados do coco babaçu, como a farinha de mesocarpo, o azeite, óleo e a amêndoa; além do cheiro verde, da pimenta de cheiro, da pescada amarela e do sururu, que surpreenderam o paladar de todos, principalmente daqueles que já conheciam alguns destes ingredientes.
“Nossos temperos e principalmente o coco babaçu tem o sabor extremamente marcante, o que causa estranhamento para algumas pessoas afastando-as de viver a experiência da nossa gastronomia. O que buscamos trazer para cá foi a suavização desses sabores para que tivesse uma maior aceitação”, disse o Chef de cozinha e Instrutor Samuel Mendes, que assinou a autoria da peixada maranhense com azeite de coco babaçu.
A equipe do Maranhão apresentou o mesocarpo produzindo um cookie com gotas de chocolate, receita fácil que pode ser replicada em casa com as crianças, por exemplo. Durante a apresentação os ouvintes receberam 200 gramas do produto como brinde. A Chef de Cozinha Naiana Vieira comentou que encontrou, no Rio de Janeiro, o mesocarpo em casas especializadas em produtos naturais.
A noite finalizou com sorteio de brindes entre os presentes. Garrafas de azeite e óleo, kits de cosméticos em barra, desenvolvidos a base de babaçu; aventais dentro da temática foram alguns dos mimos elaborados pelo Senac Maranhão para deixar a experiência inesquecível.