15/11/2025

Trajetória de 50 anos do curso de Design da UFMA é celebrada com site institucional

Curso de Design da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou o lançamento de seu site institucional, um espaço digital que reúne memória e criatividade no ambiente digital. A plataforma apresenta o legado de mais de cinquenta anos de história do curso, criado em 1970, sob o nome de Desenho Industrial, e celebra sua trajetória pioneira como o primeiro curso de design da Região Nordeste em uma universidade pública federal.

Surgido a partir da necessidade de registrar a trajetória, o site do curso de Design buscou resgatar o histórico da graduação, que se firmou como uma das mais antigas do país. O primeiro vestibular ocorreu 1971, vinculado ao Departamento de Artes do Instituto de Letras e Artes (ILA), e adaptou-se às demandas e tendências locais e nacionais ao longo dos anos, culminando na criação do Departamento de Desenho e Tecnologia (DEDET), em 1987. Ao longo de mais de cinco décadas, contribuiu para a valorização do setor em escala estadual e nacional.

O site foi criado pelo aluno Pedro Carvalho, sob orientação do professor Márcio Guimarães, como parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O projeto contou com a contribuição do professor aposentado Paulo Sérgio Lago de Carvalho, que compartilhou informações sobre o histórico do curso, a partir de sua experiência ao longo de 42 anos de atuação como chefe de departamento, coordenador e ex-prefeito de câmpus. Além disso, o professor Francisco de Assis Sousa também auxiliou na organização do acervo fotográfico, reunindo imagens que ajudaram a compor o panorama visual.

“Esse site, de início, teria nele apenas a linha do tempo contando a história do curso. Então, o projeto original era que fosse feito um site de apenas uma página, mas foi evoluindo, crescendo, e se desdobrou em um site institucional, que apresenta o curso, o trabalho de alunos, entre outras coisas. Transformou-se em um trabalho bem mais completo, robusto, que apresenta todas essas informações e mais detalhes. E essa ideia surgiu porque eu já trabalhava com desenvolvimento de sites durante a graduação”, explicou Pedro Carvalho.

A iniciativa transforma experiências em uma narrativa visual envolvente sobre o papel do Design na UFMA e no Maranhão. Segundo o coordenador do curso, Bruno Serviliano, a curadoria do conteúdo do site envolveu uma ampla rede de colaboração.

“O processo de coleta e análise durou cerca de um ano. O trabalho contou com a participação de docentes e técnicos do curso, que forneceram informações, links e materiais. O projeto foi apresentado e avaliado em reuniões do colegiado, permitindo validação coletiva das decisões e colaborações”.

Por meio de uma navegação intuitiva, o site também apresenta os núcleos e laboratórios de pesquisa, como o DICA, Fabrique, GIZ, MAIS Design, LabDesign e Labdes Cidade, além de uma galeria de projetos estudantis, que evidencia a criatividade e o impacto das produções acadêmica dos discentes.

“O projeto começou com a criação de uma linha do tempo dos 54 anos do curso, posteriormente ampliada para incluir dados sobre docentes, egressos, trabalhos de conclusão de curso e registros históricos. Utilizou-se a plataforma WordPress, por sua interface acessível e de fácil navegação”, destacou Bruno Serviliano.

Voltado para discentes, egressos e o público externo, o portal funciona como ferramenta de divulgação das ações do curso. A galeria de trabalhos tem o propósito de apresentar a formação e as áreas de atuação dos designers da UFMA, também a estudantes do ensino médio, que possuem o interesse em conhecer e integrar a graduação.

“O principal objetivo foi fazer um site para o nosso curso que servisse como vitrine, onde nós pudéssemos mostrar os projetos que os discentes desenvolviam, resgatar um pouco da história do curso e que também servisse como mais um meio de informação para possíveis novos alunos que quisessem saber mais”, pontuou o desenvolvedor.

Atualmente vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Design acumula conquistas expressivas, com mais de 750 trabalhos de conclusão e 761 bacharéis formados. Assim, o novo espaço digital reflete a vitalidade de uma graduação que permanece produzindo conhecimento e atraindo cada vez mais discentes e pesquisadores interessados em compreender e ampliar o papel do Design no desenvolvimento social.