20/05/2024

‘Cidadania e Leitura’ entrega Biblioteca Comunitária Elisângela Cardoso neste sábado (15), na Vila Embratel

Mais um espaço de conhecimento será entregue pelo Projeto ‘Cidadania e Leitura’ na área Itaqui-Bacanga. A Biblioteca Comunitária Elisângela Cardoso será inaugurada neste sábado (15), às 16h, na rua 18, quadra 31, casa 10, Vila Embratel. A programação de entrega, mesclando saber e diversão, faz parte das celebrações do projeto ao Mês das Crianças. 

“O projeto, ao facilitar o acesso à leitura, por meio das Bibliotecas, contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, com olhar mais consciente e crítico sobre a realidade e seus direitos de cidadão”, ressalta a bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima, coordenadora do projeto.

O roteiro de inauguração destacará Exposição de livros, Carro Biblioteca da SAB, com seu rico acervo, Concurso de adivinhação, brincadeiras populares, apresentação do Palhaço Mixaria Show e do espetáculo “Caravana de Bonecos”, com a atriz e bonequeira Silvana Cartágenes. Para fechar a tarde de diversão e aprendizado, um delicioso lanche produzido por pequeno empreendedor da área. 

Familiares e amigos da homenageada e representantes das instituições parceiras da iniciativa estarão presentes ao evento. O “Cidadania e Leitura” é desenvolvido pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e parceria da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB), que abrange os bairros da região, e Pastoral do Menor da Vila Embratel. 

Homenageada

A homenageada Elisângela Cardoso tem relação muito próxima com a área Itaqui-Bacanga, de onde foi moradora. Com formação em Pedagogia, atuou por mais de 20 anos na militância dos movimentos sociais ligados à defesa dos direitos da criança e do adolescente e nos movimentos de mulheres negras. 

Entre outras funções, ela foi presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) e secretária adjunta da Criança e do Adolescente da Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

“Com essa Biblioteca, a Região Itaqui Bacanga ganha não só mais um espaço de leitura valioso, como faz justiça, homenageando a saudosa Elisângela Cardoso, mulher de luta pela educação e cidadania das populações carentes. É gratificante sentir que seu legado continua vivo em nossa comunidade”, afirma o presidente da ACIB, River Souza.

“A Biblioteca será espaço onde as pessoas terão acesso aos livros, mas também será espaço de compartilhamento de saberes. Será aberta à comunidade, fugindo um pouco da lógica das bibliotecas tradicionais, com dinâmica diferenciada, buscando a inclusão social por meio do conhecimento e do acesso aos livros. A Elisângela considerava isso fundamental dentro do processo de educação”, assinala a assistente social Josenilde Diniz, da equipe de coordenação da Pastoral do Menor da Vila Embratel,

A celebração do projeto ao Mês das Crianças promoveu atividades na Biblioteca Comunitária Maria Aragão, da Vila Bacanga, e na Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès, da Vila Ariri, ambas entregues pelo ‘Cidadania e Leitura’ à comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.